1875

Prefeitura Municipal de Sátiro Dias

Pular para o conteúdo

Perguntas Frequentes

Nesta seção o cidadão encontra as respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.

  • ? Como faço para falar com o Prefeito?

    É necessário o agendamento antecedente. Todo cidadão terá acesso ao Gestor, contudo, necessita agendar junto ao Gabinete com antecedência, haja vista, que o Prefeito atende demandas diárias.

  • ? Gostaria de encaminhar um ofício para uma secretaria da Prefeitura Municipal de Sátiro Dias. Como faço para obter o nome do responsável pelo setor ao qual devo fazer meu direcionamento?

    Nesse mesmo portal na parte de INSTITUCIONAL, é apresentado os cargos de responsabilidade de cada secretaria, onde você poderá ter acesso, mas caso ainda exista alguma dúvida quanto ao direcionamento, o cidadão poderá comparecer à secretaria de Administração onde os responsáveis pelo atendimento ao público orientará de maneira correta e coerente o destinatário de seu ofício.

  • ? Tenho um assunto de alta relevância a tratar diretamente com o Gestor Municipal. Quais os mecanismos utilizados para entrar em contato com ele?

    A prefeitura se utiliza de dois mecanismos para que os cidadãos tenham acesso direto ao Gestor. O primeiro é através de Ofício direcionado ao Gabinete e o segundo é através de Agendamento realizado com a Chefe de gabinete. Vale salientar que ambos os modos se acesso, necessitam de antecedência prévia.

  • Como faço para me inscrever no Garantia Safra?

    Além de ser agricultor, no período de agosto a fevereiro deve procurar o sindicato e fazer a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronat).

  • Como faço para ter o ITR (Imposto Territorial Rural)?

    É necessário o documento da terra, documentos pessoais (Rg e Cpf), e ir até a Receita Federal mais próxima.

  • O que fazer para remover uma árvore que está causando transtornos próximo de minha residência ?

    É preciso ir até a secretaria de agricultura e meio ambiente com cópia do RG e CPF, para liberação de uma autorização de remoção. O critério a serem analisado é se realmente é necessária a remoção da mesma. Se estiver danificando a construção (casa, passeios e etc.), só assim será deferido o pedido solicitante.

  • Como conseguir vaga nas escolas municipais?

    Encaminhe-se ao departamento da secretaria de educação, na Praça Heitor Dias,próximo ao antigo Hospital Geral . Lá, receberá as informações referentes ao assunto, assim como o direcionamento para a resolução da questão.

  • Como ter acesso ao calendário escolar da rede municipal?

    O calendário escolar da rede municipal está disponível nas escolas, como também nos diários escolares e agendas ofertadas como brindes aos professores no início do ano letivo.

  • Qual o valor máximo do Bolsa Família?

    Não existe valor máximo. O benefício é pago de acordo com a situação de cada família.

  • O Bolsa Família paga décimo terceiro ou benefícios extras?

    Não. O Bolsa Família é pago em parcelas mensais, totalizando no máximo 12 parcelas por ano.

  • O que posso comprar com o dinheiro que recebo do Bolsa Família?

    Cada família tem a liberdade de decidir como vai utilizar o benefício recebido do Bolsa Família, de acordo com as suas necessidades.

  • O que devo fazer para obter meu CNS?

    É necessário a apresentação de documentos que permitam a identificação do usuário do SUS e do local de sua residência. Essa informação deverá ser apresentada através de documentos originais e cópias à Secretaria Municipal de Saúde, na Praça da Liberdade, Centro, das 07:00 às 17:00 horas. Poderá ser utilizado um dos seguintes documentos: carteira de identidade (Rg), certidão de nascimento (para menores de idade), carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação, CPF e o comprovante de endereço de domicilio permanente do usuário.

  • O que fazer para renovar o alvará de funcionamento do meu comércio?

    Comparecer ao Setor de Tributos com o alvará anterior. Pagara a taxa relativa ao CNAE do estabelecimento, apresentar comprovante de pagamento e retirar o alvará que vale até o dia 31/12 do ano vigente.